SÃO PAULO – Para diretor da Palm, redes 3G incentivam vendas de smartphones. Disputa entre fabricantes cresce.
A consultoria IDC divulgou estudo apontando alta de 15% nas vendas globais de smartphones nos últimos três meses em relação a igual período de 2007.
Na América Latina, esta expansão é bem maior e, de acordo com o IDC, atingiu 496% no mesmo período. Segundo o diretor de marketing da Palm no Brasil, Marcelo Zenga, as vendas na região crescem em função da disponibilidade de redes 3G na região e do menor custo dos aparelhos.
Zenga avalia que os smartphones devem também ganhar relevância como terminal de acesso à web, diminuindo a participação de desktops e laptops neste segmento.
“Antes, receber e-mail no celular já era considerado muito bom. Agora, a tendência é todo usuário exigir um bom navegador em seu aparelho”, diz.
Para o exetuvivo, o excesso de plataformas e players no setor cria dificuldades para um avanço mais rápido de aplicativos eficazes para navegar em celulares.
“A tendência é a convergência de tecnologias e podermos acessar qualquer conteúdo em qualquer dispositivo ou mesmo usar seu smartphone para projetar conteúdos em outras telas, como um LCD”, diz.