Fonte: Agência Globo
RIO – O “gPhone”, celular que o gigante de internet Google estaria preparando para concorrer com o iPhone, aparelho da nova geração da Apple, pode chegar ao mercado mundial ainda em setembro. O portal de buscas teria escolhido um prazo de duas semanas para o lançamento do projeto, e uma das datas fortemente defendidas pelo Google seria o dia 3 de setembro, feriado do Dia do Trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos, informou o blog.
Citando fontes diretamente envolvidas no projeto na sede do Google, o blog de tecnologia confirmou rumores publicados em março, de que o “gPhone” seria baseado em um sistema operacional de mesmo nome e de código aberto do tipo Linux em seu cerne (kernel). Custaria em torno de US$ 100. Ainda de acordo com o blog, o termo “gPhone” não envolveria exclusivamente o lançamento de um aparelho de telefonia celular de baixo custo, mas de vários eletrônicos portáteis.
Os aparelhos serão habilitados com tecnologias da Google, como um sistema de monitoramento GPS, o serviço de mapas GoogleMaps e os aplicativos Docs e Gmail.
Mark “Rizzn” Hopkins ( http://www.rizzn.com ), um dos blogueiros mais envolvidos no assunto nos Estados Unidos, citou fontes para confirmar que o gPhone não se limitará a um telefone celular concorrente do iPhone, mas que poderá, inclusive, disputar espaço com o laptop popular XO, criado pela organização não governamental Fundação OLPC (One Laptop Per Child), do teórico Nicholas Negroponte. O XO, cujo custo de produção chega a US$ 170, está sendo adotado por governos de países em desenvolvimento para a inclusão digital de populações carentes – inclusive no Brasil.
Os rumores a respeito do lançamento do gPhone têm se fortalecido nas últimas semanas com a aproximação das festas de fim de ano, e vêm sendo reforçados por diversas fontes envolvidas no projeto em blogs especializados. Algumas das afirmações mais contundentes da semana partiram do blog CruchGear. Segundo fontes citadas pelo blogger, a HTC, líder asiática na produção de eletrônicos, e a Samsung já estariam interessadas em uma versão “gPhone”.
Em janeiro deste ano, Beto Largman, do blog “Feira Moderna” do Globo Online, destacou as suspeitas de que o gPhone, à época chamado de “Google Switch”, contaria com tecnologia da Samsung.