Fonte: Reuters O Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu nesta sexta-feira (15), pela primeira vez, que os atletas mantenham blogs (diários on-line) durante as próximas Olimpíadas.
Os atletas requisitam há bastante tempo autorização para escreverem blogs durante os Jogos, mas o COI preocupava-se com a possibilidade de essa atividade infringir acordos de proteção à propriedade intelectual e informações privativas.
Em uma série de diretrizes, o órgão disse que a manutenção de blogs seria permitida nas Olimpíadas de Pequim-2008 desde que os responsáveis pelos textos seguissem o formato ditado pelo COI.
“O COI vê os blogs como uma forma legítima de manifestação pessoa e não como uma forma de jornalismo”, afirmou a entidade.
“Se exige que, quando pessoas envolvidas nos Jogos publicarem textos referentes às Olimpíadas, que esses textos limitem-se a suas experiências pessoais nas Olimpíadas”, afirmou.
Limitação
Os bloggers dos Jogos de Pequim, que ocorrem entre os dias 8 e 24 de agosto, estão proibidos de divulgar material visual ou de áudio referentes ao evento esportivo ou de divulgar material confidencial relativo a terceiros.
Os atletas e membros de delegações podem postar somente fotos tiradas fora das áreas reservadas. Dentro dessas áreas, somente serão permitidas fotos que não contenham qualquer imagem das competições.
O COI deseja proteger as empresas que pagaram bilhões de dólares para ter o direito de transmitir os Jogos.
Os blogs não devem selar contratos de exclusividade com qualquer empresa e não deve haver referências comerciais ou propagandas neles, disse o COI.
Esses blogs precisam ainda aderir ao espírito olímpico e serem “honrados e de bom gosto”.
Expansão
A espantosa disseminação dos blogs e sua crescente esfera de influência, que ultrapassou os pequenos grupos para os quais foram inicialmente projetados, deixaram alarmado o COI, especialmente às vésperas dos Jogos de Pequim.
Os Jogos de Pequim têm sido criticados devido aos abusos dos direitos humanos cometidos na China e ao fato de o país reprimir os dissidentes que se manifestam on-line.
A tecnologia atual facilitou a popularização dos blogs, e houve, antes dos dois últimos jogos, o de Atenas em 2004 e as Olimpíadas de Inverno de Turim, em 2006, uma demanda crescente por sites desse tipo mantidos por atletas.
Todos esses blogs existiam sem a chancela oficial do COI.