Inicialmente, sistema só deverá ser oferecido para países ‘selecionados’.
Fabricante de celulares tem acordos semelhantes com Yahoo e Microsoft.
A Nokia vai adicionar o serviço do Google à lista de mecanismos de busca que os usuários podem utilizar por meio de seus celulares, anunciaram as duas empresas nessa terça-feira (12).
A Nokia tem acordos semelhantes em vigor com o Yahoo e a Microsoft, válidos para todo o mundo, e com o Baidu – válido para a China – e o Yandex, na Rússia.
“Oferecer opções aos nossos usuários foi sempre um dos fatores importantes na estratégia de serviços de Internet da Nokia”, disse Ilkka Raiskinen, vice-presidente de software e serviços do grupo, em comunicado divulgado no Mobile World Congress, que reúne o setor de telefonia móvel em Barcelona.
Agressividade
À medida que as redes ganham velocidade e a maioria dos celulares passa a ser fornecida com browsers, as empresas de Internet estão agindo de maneira agressiva para oferecerem serviços de busca, mapas e outros produtos familiares aos usuários da Web também em celulares.
O serviço de buscas do Google seria oferecido inicialmente em aparelhos e mercados selecionados e mais tarde expandido a modelos de massa vendidos em mais de 100 países, anunciaram as empresas.
“Isso também pode ser uma medida defensiva, tendo em vista os aparelhos acionados pela plataforma Android que devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2008″, disse Carolina Milanesi, analista do Gartner Group.
“Ainda que a Nokia possa não adotar a plataforma (Android), ela está garantindo que tenha um relacionamento com o Google, e oferecendo aos seus clientes aquilo que eles desejam”, acrescentou.
A Google deve lançar seu sistema de software para celulares Android –rival direto da plataforma Nokia S60– ainda este ano.
A Nokia oferece aplicativos de busca em cerca de 40 de seus modelos.