Dia 27/07/2011 foi veiculado no Jornal Hoje da Rede Globo um vídeo de “Dicas de Segurança para Internet” que afirmava que links e websites que terminam com a extensão “.php” são maliciosos ou instalam vírus no computador do usuário. O que é uma inverdade e uma gafe totalmente absurda, e que gerou um desconforto tão grande na comunidade PHP que a tag #PHPvirus passou vários dias no topo dos tópicos mais ativos (trending topics) do Twitter.
Dia 30/07/2011, três dias depois da veiculação da matéria, a Rede Globo veiculou uma errata informando que a extensão “.php” não oferece risco algum.
Não disponibilizaremos aqui os vídeos tanto da matéria como da errata pois consideramos que ambos os vídeos contém informações incorretas, em praticamente todos os pontos abordados.
Aproveitamos para tranquilizar nossos clientes e parceiros, pois apesar de utilizarmos a linguagem de programação PHP, por padrão já não exibimos a extensão .php nos links dos projetos que desenvolvemos, sendo assim os clientes da PluGzOne estão imunes a qualquer dano que possa ser causado pela desinformação causada pela matéria.
O PHP é a linguagem mais utilizada para websites e sistemas online. Inclusive pelo Facebook.