The New York Times passa a ter conteúdo pago em janeiro de 2011: medida quer diminuir os estragos ocasionados pela queda de renda publicitária
SÃO PAULO – O jornal americano “The New York Times” iniciará a cobrança por conteúdo online em janeiro de 2011, segundo o “The Wall Street Journal”.
A medida, diz o editor executivo do NYT, Bill Keller, visa valorizar o jornalismo profissional e recuperar o prejuízo que a publicação tem com a falta de propaganda.
O modelo de assinaturas, no entanto, ainda não está definido. O jornal já fez experiências com conteúdos fechados por dois anos, mas acabou liberando o modelo de assinatura em 2007 por não ter obtido muito sucesso.
Nos Estados Unidos e na Europa, o modelo de negócio pago na web vem se tornando a principal alternativa para os grandes grupos de mídia voltarem a prosperar. “The Wall Street Journal”, de Rupert Murdoch, é um dos poucos periódicos que consegue manter efetivamente seu conteúdo pago na internet; já na França, o jornal de maior tiragem local, “Le Figaro”, reformulou o site em fevereiro e já cobra por conteúdos específicos na internet.
Fonte: info.abril.com.br