fonte: Reuters
Número de pessoas que acessam a web de casa supera os 21 milhões.
Trata-se do maior aumento entre os dez países onde foi realizada a pesquisa.
O Brasil teve em janeiro um crescimento de 50 por cento no número de internautas residenciais ativos em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 21,1 milhões, afirmou nesta sexta-feira (22) a empresa de pesquisa IBOPE/NetRatings.
“Desde 2004 não se registrava um crescimento percentual tão grande. Nos últimos meses, desde setembro, estamos vendo aumentos consideráveis, acima dos 45 por cento”, afirmou à Reuters o analista de mídia José Calazans, da empresa de pesquisa.
Apesar de evitar fazer projeções para a evolução do mercado durante o ano, Calazans pondera que “não há porque haver uma diminuição no crescimento neste momento. O Brasil ainda tem um espaço muito grande para crescer”. Segundo ele, a classe C, formada por pessoas que estão comprando seu primeiro computador, é a que vem apresentando o maior crescimento entre a massa de internautas do país.
Primeiro lugar
O ganho de 7,1 milhões de internautas residenciais ativos, aqueles que navegaram pela Web em casa pelo menos uma vez no mês, representa o maior crescimento entre os dez países medidos com a mesma metodologia.
Quem mais se aproximou do crescimento brasileiro foram os Estados Unidos, com ganho de 4 milhões, e a França, que ganhou 3,2 milhões de usuários ativos de Internet domiciliar entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008, segundo a empresa de pesquisa.
Com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês, o Brasil também continuou liderando em tempo médio de navegação, à frente da França, que marcou 21 horas e 38 minutos, dos Estados Unidos, que cravou 20 horas e 39 minutos, e da Austrália, que registrou 19 horas e 13 minutos em janeiro.
Em termos gerais e com base em números do terceiro trimestre, o Brasil possui 39 milhões de pessoas com 16 anos ou mais de idade com acesso à Internet em qualquer ambiente como em casa, trabalho, escolas e telecentros. Em 2006, o total era de 32,2 milhões, disse Calazans. Os dados do último trimestre de 2007 serão compilados nos próximos dias, informou.
Na terça-feira, a empresa de pesquisa de mercado IDC divulgou que o Brasil avançou em 2007 no ranking mundial de vendas de PCs, passando da sétima para quinta posição. Cerca de 10,7 milhões de computadores foram vendidos no ano passado, 38 por cento acima do registrado em 2006.
O Texto Abaixo chegou no nosso e-mail por um amigo, no qual foi repassado para ele e nos foi repassado.
Cobrança por ponto adicional acaba em junho 2008.
A Anatel e operadoras de TV a cabo acordaram que a cobrança por ponto dicional termina em junho de 2008.
A partir da primeira segunda-feira de junho não será mais permitido às operadoras cobrar valor adicional nas mensalidades de TV a cabo por ponto adicional instalado na casa do usuário.
A cobrança será feita por domicílio. A Anatel, agência que regula setor, entende que não há custo para liberar mais de um ponto numa mesma residência e que o consumidor não deve pagar mais por isso..
Pela regra, as operadoras só poderão cobrar uma taxa única pela instalação de ponto adicional. A mudança na regra já havia sido anunciada pela Anatel em novembro, mas só agora a agência acordou que mês de junho será o último em que é permitido às operadoras
cobrar por pontos adicionais.
Na mesma data entra em vigor regra que dará ao consumidor o direito e suspender o sinal de TV – e conseqüentemente a cobrança de mensalidade – por até quatro meses durante o ano.
A suspensão pode ser solicitada uma única vez por ano, por um período entre 30 e 120 dias.
Os usuários deverão ainda receber desconto nas mensalidades proporcional aos dias e horas que o sinal da TV ficar fora do ar, o que ocorre em períodos de manutenção técnica ou falha na transmissão por parte da operadora.
A regra diz ainda que, se ocorrer cobrança indevida por parte da operadora, o usuário deverá ser indenizado pelo dobro do valor dobrado irregularmente.
As medidas vão beneficiar quase 30 milhões de assinantes que possuem TV a cabo no Brasil.
Sou assinante da NET, com serviços de TV, Internet (Virtua) e telefone(Embratel). Como volta e meia tenho que telefonar para eles para reclamar de interrupções e outros problemas, acabei percebendo que pago para cada uma dessas ligações (pelo telefone 4004-7777).
Consultei, então, o contrato de prestação de serviços, disponível do site da NET ( www.net.tv.br ), e verifiquei que por resolução da ANATEL, constante do contrato na cláusula 38, a NET teria que disponibilizar um acesso telefônico gratuito 24h x 7dias.
É mesmo um absurdo completo ter que pagar para reclamar de uma falha na prestação de serviço. Fiz uma reclamação direta na Ouvidoria da NET e não consegui mais que um ‘vamos encaminhar sua sugestão…’.
Aí, registrei uma reclamação formal na ANATEL. Uma semana depois (ontem), recebi uma ligação da NET em que atenciosamente me foi ‘revelado’ que há um telefone 0800 para o serviço Virtua e outro para o NET fone. Ambos não divulgados. Nem no site da empresa, nem em suas faturas.
Portanto, e foi o que declarei à gentil voz que me atendia, só eu, por ter exercido o direito de reclamação e esperneado minha cidadania, saberia do número. Pedi a ela que passasse aos departamentos responsáveis a demanda de publicação e difusão ampla dos telefones obrigatórios.
Os telefones são:
0800-721-0029 – Net Fone e Net Tv (testado e confirmado)
0800-7010358 – Virtua. (impossivel realizar a chamada) nova tentativa
Talvez você possa ajudar nesta divulgação e na reafirmação da ecessidade de empresas como a NET no mínimo cumprirem seus contratos.
Bom um final feliz esta longe, talvez você ligue e ainda digam que o setor não pose atender ou não é o setor responsável, mas ja é um bom começo para que não sejamos enganados por essas empresas.
Faça Sua Parte e divulgue essa informação
Inicialmente, sistema só deverá ser oferecido para países ‘selecionados’.
Fabricante de celulares tem acordos semelhantes com Yahoo e Microsoft.
A Nokia vai adicionar o serviço do Google à lista de mecanismos de busca que os usuários podem utilizar por meio de seus celulares, anunciaram as duas empresas nessa terça-feira (12).
A Nokia tem acordos semelhantes em vigor com o Yahoo e a Microsoft, válidos para todo o mundo, e com o Baidu – válido para a China – e o Yandex, na Rússia.
“Oferecer opções aos nossos usuários foi sempre um dos fatores importantes na estratégia de serviços de Internet da Nokia”, disse Ilkka Raiskinen, vice-presidente de software e serviços do grupo, em comunicado divulgado no Mobile World Congress, que reúne o setor de telefonia móvel em Barcelona.
Agressividade
À medida que as redes ganham velocidade e a maioria dos celulares passa a ser fornecida com browsers, as empresas de Internet estão agindo de maneira agressiva para oferecerem serviços de busca, mapas e outros produtos familiares aos usuários da Web também em celulares.
O serviço de buscas do Google seria oferecido inicialmente em aparelhos e mercados selecionados e mais tarde expandido a modelos de massa vendidos em mais de 100 países, anunciaram as empresas.
“Isso também pode ser uma medida defensiva, tendo em vista os aparelhos acionados pela plataforma Android que devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2008″, disse Carolina Milanesi, analista do Gartner Group.
“Ainda que a Nokia possa não adotar a plataforma (Android), ela está garantindo que tenha um relacionamento com o Google, e oferecendo aos seus clientes aquilo que eles desejam”, acrescentou.
A Google deve lançar seu sistema de software para celulares Android –rival direto da plataforma Nokia S60– ainda este ano.
A Nokia oferece aplicativos de busca em cerca de 40 de seus modelos.
Para quem está acostumado a usar mouses com fio ou com leitor óptico, uma novidade promete transformar os acessórios de computador. O Jellyclick é um novo formato em que a idéia de equipamento portátil é levada ao extremo.
O mouse, cujo design é de responsabilidade de Bongkun Shin, Heungkyo Seo, Jiwoong Hwang & Wooteik Lim, é composto de um circuito eletrônico que percorre uma pequena superfície flexível. O “corpo” do mouse é feito somente de plástico. Com isso, é possível carregá-lo no bolso se necessário.
O Jellyclick é um mouse inflável. Você assopra quando for usá-lo, conecta o cabo USB e ao término basta abrir a válvula de ar para que ele volte a ser somente uma superfície de plástico.
Fonte: Terra