Projeto de lei endurece penas a crimes cibernéticos.

Roubo de senhas e disseminação de vírus podem vir a ser considerados crimes.
Delegado espera que mudanças ajudem no combate aos criminosos.

Um projeto de lei em discussão no Senado propõe novas formas de enquadrar os crimes cibernéticos como os praticados pela internet. A mudança na legislação penal cria novos crimes e endurece penas de alguns já existentes como falsificar cartão de crédito ou telefone celular.

A consultora legislativa Cláudia Brito de Melo desconfiou que o celular dela tinha sido clonado quando passou a receber ligações de pessoas desconhecidas. Mas só teve a confirmação quando a operadora avisou que ela não precisava pagar uma fatura de R$ 1.300.

“Eu nem liguei para esses números. Tive medo até de atender porque a gente não sabe o que pode estar por trás disso. Se o telefone está clonado dentro de uma prisão”, disse Cláudia.

á a aposentada Fátima Carneiro não sabe quem roubou as informações do seu cartão de crédito. E teve dificuldades para convencer o gerente do banco de que ela não tinha feito compras no exterior.

“Ele perguntou se eu tinha emprestado meu cartão pra alguém. Falei, mas como é que eu ia emprestar? Se eu usei meu cartão aqui oito horas da manhã e ele foi usado nos Estados Unidos dez horas da manhã?”

A popularização da internet, a criação de meios eletrônicos de pagamento, a invenção do celular, tudo isso aumentou a praticidade na vida das pessoas. Mas também abriu espaço para o surgimento de uma nova geração de golpes: os crimes cibernéticos.

Vários países criaram leis e há até uma convenção internacional para combatê-los. No Brasil, só agora a comissão de constituição e justiça do Senado deu o primeiro passo para criar uma legislação específica para esses crimes.

O projeto de lei em discussão quer que sejam consideradas fraudes, roubo de senhas e disseminação de vírus. Estão previstas penas de até cinco anos de prisão para quem falsificar cartão de crédito ou telefone celular. Entre os 13 novos crimes previstos no projeto, há punição também para discriminação de raça ou de cor através da internet e para quem receber ou armazenar imagens com conteúdo de pedofilia.

O senador Eduardo Azeredo, relator da proposta, diz que provedores de internet serão obrigados a guardar informações sobre as páginas visitadas pelos internautas por três anos. Mas garante:

“Não há nenhuma questão que possa afetar a privacidade do cidadão. A privacidade está garantida. As informações que os provedores darão serão apenas com autorização judicial”, garante o senador.

Nos últimos três anos, a Polícia Federal prendeu mais de 700 pessoas envolvidas com crimes cibernéticos. Mas encontra dificuldades para enquadrar os criminosos no Código Penal. O delegado Adalton Martins espera que as mudanças ajudem no combate aos criminosos

“A legislação vem facilitar. Porque algumas condutas, até então, não eram tipificadas. Acredito que isso venha ajudar bastante a polícia na sua investigação”, disse o delegado federal Adalton Martins.

 

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Ainda ta Difícil Desbloquear seu Celular? A Anatel diz que celular terá prazo para desbloqueio.

n/d

Fonte:Felipe Zmoginski/INFO

Sexta-feira, 14 de março de 2008 – 11h53

Desde fevereiro, quando a agência publicou novas regras para o setor, as operadoras têm o dever de desbloquear aparelhos celulares.

A regra vale para telefones comprados após 13 de fevereiro e só há exceções para vendas vinculadas a subsídio de aparelhos e, mesmo assim, o bloqueio por um período máximo de 1 ano.

Muitos consumidores, no entanto, estão encontrando dificuldades para liberar seus aparelhos. Segundo o grupo de defesa dos consumidores Pro Teste, as teles móveis lideram as queixas de usuários entre todas as empresas que vendem produtos e serviços no Brasil.

No caso do desbloqueio, os usuários encontram obstáculos no excesso de documentos pedidos pelas operadores, prazo para desbloqueio e locais disponíveis para entregar o celular. Muitas lojas de varejo que vendem os aparelhos, por exemplo, não oferecem o serviço gratuito de desbloqueio.

Prazo – Na nova regras publicada pela Anatel não está definido o prazo máximo para a operadora efetuar o desbloqueio. A Pro Teste recebeu queixas de usuários que levaram até uma semana para ter seu telefone desbloqueado. Em seu site, a Anatel afirma que considera adequado o prazo de 24 horas.

Se os problemas persistirem, a agência avalia publicar mudança nas regras de telefonia móvel para impor formalmente o prazo de um dia. O descumprimento da regra poderá acarretar multa para a operadora.

Documentação e local – Pelas regras, só as lojas das operadoras têm o dever de oferecer o desbloqueio, o que libera as lojas de varejo da obrigatoriedade de disponibilizar o serviço. Para conseguir liberar o telefone, o usuário deve apresentar RG, CPF e nota-fiscal.

Os documentos visam evitar o desbloqueio de celulares roubados e impedir o crescimento de um mercado paralelo de celulares, explica a Anatel. Se a operadora, no entanto, pedir documentos adicionais só para dificultar o desbloqueio, deve ser denunciada pelo consumidor.

O desbloqueio deve ser gratuito. Se o usuário receber pedido de pagamento de taxa para o desbloqueio, deve pedir um orçamento por escrito e, com o documento, denunciar a operadora à Anatel, recomenda a Pro Teste. Segundo o órgão de defesa do consumidor, registrar queixas na agência é importante para pressionar as teles a mudarem práticas abusivas.

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Receita lança curso a distância sobre centro de atendimento virtual.

n/d

A Receita Federal do Brasil deu início mnesta quinta-feira (14/0), um curso de ensino a distância sobre o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Por meio do portal do e-CAC, o contribuinte tem a seu dispo todos os serviços oferecidos no sítio da Receita Federal, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O curso a distância do e-CAC apresenta e demonstra como funcionam tais serviços, motivando e fornecendo dicas para a sua utilização. Ele possui simulações de várias funcionalidades constantes no portal, tanto aquelas de acesso livre quanto as que exigem certificado digital. Com esse conhecimento, fica mais fácil para o cidadão utilizar os serviços oferecidos e descobrir que não há nenhum mistério em sua utilização.

Trata-se de um curso aberto, que não contará com acompanhamento e orientação de tutores e atividades avaliativas. Para acessar o curso, o cidadão deve fazer o downloadno sítio da RFB ( www.receita.fazenda.gov.br ) dentro do portal e-CAC, no item “Cursos para o Cidadão”.

*Fonte> Coordenação de Imprensa da RFB.

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Novas Regras Para Telefonia Móvel Vigoram A Partir de 13/02

n/d

A partir do dia 13 de fevereiro próximo, fica proibida a cobrança de qualquer valor para desbloquear celulares. A determinação está no regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nova regra possibilita ao usuário trocar de operadora – com a simples remoção do chip, que contém os serviços e o número da linha – sem mudar de aparelho. No fim das contas, o consumidor pode aproveitar mais promoções sem o custo adicional do desbloqueio.

CRÉDITOS
A validade dos créditos de celulares pré-pagos passa a ser de 180 dias, o dobro do prazo anterior. Créditos expirados serão revalidados a partir da inserção de novos créditos (desde que antes do prazo de rescisão do contrato).

CHAMADAS GRATUITAS
As chamadas para serviços de emergência serão gratuitas, mesmo para consumidores fora da área de cobertura. A norma vale inclusive para usuários de serviços pré-pagos que não disponham de crédito, que poderão ainda realizar outras chamadas que não impliquem em débitos (a cobrar, por exemplo).

CANCELAMENTO DE LINHAS
Em caso de pedido de cancelamento da linha, a operadora terá até 12 horas para enviar ao usuário um número de protocolo do recebimento do pedido – que poderá ser feito por e-mail, call center, mensagem do celular. O serviço deve ser desabilitado em no máximo 24 horas após o recebimento do pedido de cancelamento.

COMPARAÇÃO ENTRE PLANOS
Usuários de planos pós-pagos alternativos poderão solicitar comparação entre planos, que deverá conter simulações dos valores gastos nos últimos três meses em seu plano de serviço e os que seriam gastos caso fosse outra a escolha, para que possa visualizar mais facilmente qual de fato é a melhor opção.

FIDELIZAÇÃO
O prazo de carência deixa de existir e as mudanças entre planos podem ser feitas a qualquer momento. As regras permitem, no entanto, que a prestadora exija o cumprimento de prazo de permanência no caso de serem oferecidos benefícios ao usuário, como, por exemplo, a oferta de aparelhos subsidiados.

COBRANÇAS INDEVIDAS
Pelas novas regras, a operadora tem que devolver, em dobro, com juros e correção monetária, valores cobrados indevidamente e pagos pelo usuário.

INADIMPLÊNCIA
A Anatel estabeleceu novos prazos para os casos de inadimplência. As operadoras poderão suspender chamadas a partir de quinze dias após o vencimento da fatura (exceto para os Serviços de Emergência ou para números que não importem débitos). Trinta dias depois, a prestadora pode suspender o serviço, não havendo mais cobrança de assinatura ou qualquer valor referente à prestação do serviço. Quarenta e cinco dias após a suspensão do serviço, se continuar a inadimplência, a prestadora pode rescindir o contrato. Quinze dias depois de notificar ao assinante, a prestadora poderá encaminhar o nome do devedor a serviço de proteção ao crédito.

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Dez dicas para evitar spams e fraudes online

n/d

Atualmente, o volume mundial de spams é superior a 120 bilhões de mensagens diárias. Isso equivale a 20 mensagens por dia para cada pessoa no planeta, segundo dados da IronPort Systems, divisão anti-spam da Cisco. Para evitar e-mails indesejados confira as dicas do especilista da empresa, Arthur Capella.

Utilize um serviço de proteção contra roubo de identidade
Geralmente os esquemas de proteção contra roubo de identidade oferecem um relatório de crédito pessoal que permite que você veja seu histórico de crédito e verifique se ele é atualizado e preciso. A maioria dos serviços possibilita monitoração diária do crédito e alerta para qualquer atividade suspeita, como abertura de contas em seu nome ou observação indevida de seus arquivos de crédito. A proteção contra roubo de identidade também ajuda a corrigir possíveis erros no seu arquivo de crédito e provê alguma segurança contra fraude.

Não use seu endereço de e-mail principal
A utilização do endereço de e-mail principal em qualquer lugar na web aumenta o risco de ataque de spammers. Use uma conta secundária ou temporária para transações online.

Use um cartão de crédito temporário ou descartável
Quando estiver em dúvida, use um cartão de crédito temporário ou descartável. A maioria dos bancos pode fornecer estes tipos de cartões para evitar o uso indevido.

Não abra
Sempre que possível, não abra spams. Com freqüência, eles contêm software que informam aos spammers quantos ou quais endereços de e-mail as receberam e abriram. E quase sempre um e-mail suspeito é spam.

Não responda
A melhor maneira de lidar com mensagens vindas de endereços desconhecidos ou suspeitos é removê-las ou deixar que o filtro anti-spam coloque-as em quarentena. Se você responder a um spam, mesmo que seja para pedir que seu e-mail seja removido da lista, a resposta confirmará que o endereço era válido e sua caixa de entrada poderá receber ainda mais spams. Se não tiver certeza de que um pedido de informação pessoal de uma empresa é legítimo, entre em contato direto com o fabricante ou digite a URL do website no seu browser.

Não clique
Se você clicar em um link (mesmo que seja um link para “cancelamento de assinatura”) oferecido em um spam, poderá infectar seu computador com spyware ou vírus. Por isso, apague o e-mail imediatamente. Caso a mensagem (que parece ser do seu banco, sua operadora de cartão de crédito, do eBay, PayPal ou outros) solicite que você clique para validar detalhes da conta, não o faça. Estas empresas já têm os detalhes da sua conta e, portanto, a validação ou confirmação não deve ser necessária. Simplesmente remova a mensagem. Se tiver alguma dúvida sobre um e-mail de uma organização conhecida, contate-a por telefone.

Não compre
O spam existe porque é lucrativo. O spammer não gasta quase nada para enviar um milhão de mensagens. Mesmo que apenas uma pessoa em um milhão compre alguma coisa, eles ganham dinheiro. Acabe com o lucro do spam. Nunca compre nada de spammers. Diga aos seus amigos e à sua família para fazer o mesmo – por melhor que a oferta lhe pareça.

Não acredite em tudo que lê
E-mails de alerta e correntes são comuns neste período do ano. Os spammers podem coletar bons endereços de e-mail através destas mensagens encaminhadas. Após algumas gerações, muitas destas correntes contêm centenas de bons endereços de e-mail. Assim, as pessoas que estavam preocupadas com a “garota desaparecida” ou o “refugiado desesperado” acabam não só passando adiante um hoax, mas também recebendo mais spam.

Certifique-se de que seu provedor de Internet ou sua empresa adota proteção contra spam, vírus e spyware
Os spams, com muita freqüência, contêm vírus, sendo vital contar com proteção anti-spam e antivírus. Os spams também costumam ter links para websites que contêm spyware ou malware. Certifique-se com seu provedor de internet ou departamento de TI sobre a existência de segurança adequada contra estas ameaças. Pode fazer uma diferença significativa ter proteção no gateway contra, spam, vírus e malware baseado na web.

Use o bom senso
Se a mensagem parecer um spam ou fraude on-line, provavelmente é. Remova-a.

Fonte: Wnews

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

 
Carregando   Carregando
« Novembro 2024 »
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
 
[x] Erros:
- Notice -> Undefined variable: events no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142
- Warning -> Invalid argument supplied for foreach() no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142


Tempo de execução: 0.01454496383667