Site controla transporte de animais para prevenir aftosa

n/d

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento disponibilizou, a partir desta quinta-feira, a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, que proporcionará mais segurança ao gerenciamento de risco sanitário e à rastreabilidade dos animais transportados entre estabelecimentos rurais.

Primeiramente, a GTA eletrônica será implantada em 18 estados considerados pelo Brasil como livres de febre aftosa. Entre eles: Santa Catarina, Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

No caso de transporte de bovinos e bubalinos, a GTA eletrônica será integrada ao Sisbov. Para isso, o Mapa centralizou as informações sobre o número de animais existentes nos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) situados nesses estados e elaborou um cadastro único desses estabelecimentos. Isso permitirá aos Eras de destino saber com antecedência o número de animais que desembarcará e origem do rebanho transportado.

O criador que quiser transportar os animais para outro estado ou mesmo dentro da mesma unidade federativa deverá procurar o Serviço Veterinário Estadual para emissão da GTA eletrônica. A guia só será emitida se o Eras de destino constar no cadastro unificado dos estabelecimentos.

A GTA informará se o estabelecimento de origem dos animais recebeu algum animal de área não considerada como livre de aftosa ou de alguma propriedade que esteja cumprindo noventena. Além disso, o código de barras na GTA eletrônica permitirá aos fiscais a confirmação da autenticidade do documento.

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

O Novo JPG

n/d

Há pouco mais de um ano e meio, escrevi aqui sobre a batalha entre os formatos Windows Media Photo (WDP) e JPG1X pela sucessão do nosso velho conhecido JPG. Em novembro do ano passado, a Microsoft decidiu trocar o nome do seu padrão para HD Photo, em parte para reduzir a resistência de outras empresas à sua adoção. E parece ter dado certo, já que, na semana passada, os países que integram o Joint Photographic Experts Group (o tal JPEG) concordaram em adaptar o HD Photo como padrão.

Reparou que a palavra usada foi adaptar, e não adotar? É porque o novo padrão vai se chamar JPEG XR – abreviatura de eXtended Range – e deve sofrer alguns ajustes para se tornar o novo JPG. Espera-se que este processo ainda demore por volta de um ano, mas, enquanto isso, a Microsoft pode ir cooptando outras empresas dispostas a usar seu padrão – que dispensa o pagamento de royalties. A Adobe é uma que já anunciou seu apoio.

Por enquanto, o suporte ao HD Photo só está disponível no Windows Vista, mas a Microsoft já anunciou que está trabalhando com a Adobe em plugins para o Photoshop – em versões PC e Mac – e colocou à disposição da comunidade os kits de desenvolvimento necessários para incorporá-lo a outros programas. Mas complicado mesmo deve ser convencer os fabricantes de câmeras a adotarem um formato de arquivo que nem todo o mundo vai conseguir abrir.

Para o usuário, o tal eXtended Range significa a possibilidade de exibir uma quantidade muito maior de cores – a chamada paleta scRGB, desenvolvida pela Microsoft para melhor aproveitar a capacidade dos monitores atuais. Isso é obtido graças ao armazenamento de, pelo menos, 16 bits de dados de cada cor, para cada pixel – o dobro do JPG. E se não for suficiente, dá para usar até 32 bits por cor.

E, por falar em suficiente, vale mencionar que as fotos nesse formato podem ter até 262 milhões de pixels de lado, totalizando 68,6 terapixels (milhões de megapixels)! Outras vantagens são a compressão duas vezes maior que a do JPG tradicional, a opção de usar compressão sem perda, a possibilidade de transparência e de girar as imagens em intervalos de 90 graus sem necessidade de recodificação.

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

Alt+Tab Pelo Mundo

n/d

Se você é usuário de Mac talvez não esteja habituado à famosa dupla de teclinhas onde se muda de um programa pra outro de forma rápida… sei que os Macs tem coisas muito parecidas em torno da tecla MAÇÃ-qualquercoisa, mas nunca me lembro bem delas…

Por que falo em Alt-TAB? Porque me parece que uma das melhores maneiras de definir o comportamento dos jovens de hoje em dia – e de muita gente nem tão jovem assim, mas que acabou muito parecido por questões de estilo ou de obrigação profissional – é justamente essa capacidade de manter n “programas” abertos e rodando ao mesmo tempo em suas vidas e, com os simples movimento de dois dedinhos, viajar de um pro outro, abrindo e fechando as janelas.

Hoje em dia deixamos o MSN aberto, respondemos nossos e-mails, falamos ao celular, respondemos SMS e ainda preparamos um texto ou uma planilha, conversando com nosso vizinho de mesa, de sala ou de cubículo – e tudo isso ao mesmo tempo!!

Olhando pra minha máquina, vejo que o ALT e o TAB| são das teclinhas mais usadas, mais brilhantes e limpinhas, perdendo apenas pro ENTER e pro ESPAÇO!! Acho tudo isso fantástico. Pela minha própria natureza – ansioso e curioso – acho que morreria de tédio sem um ALT e um TAB e um monte de programas abertos por trás, mas vejo, como sempre, um outro lado da coisa toda onde muita gente anda se perdendo.

Sabe aquele dia em que abrimos um monte de programas e ficamos AltTabeando de um pro outro sem conseguir decidir o que fazemos primeiro? Então, nenhum mal maior nisso, afinal todos temos dias nada produtivos.

O problema é que observo muita gente que transforma sua vida “multitarefa” numa verdadeira vida “tarefa zero”, sem conseguir priorizar, sem fazer nada direito, sem dar peso para o “programa” x ou y, sem se decidir em qual tela ficará parado por um tempo e, no final da contas, transformando sua própria existência num nada, num pular de lá pra cá e de cá pra lá, como se o AltTab fosse a própria razão de ser e não apenas uma dupla de teclinhas espertas!

Comentário
Siga-nos no Twitter
Facebook

Link: 

 
Carregando   Carregando
« Novembro 2024 »
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
 
[x] Erros:
- Notice -> Undefined variable: events no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142
- Warning -> Invalid argument supplied for foreach() no arquivo /home/plugzone/public_html/incs/print.inc.php na linha 142


Tempo de execução: 0.012923002243042