É a primeira alteração no Sistema de Nomes de Domínios (DNS) de uso geral desde 2000. O ICANN, entidade que gere a Web, anunciou que está a preparar a introdução de novos domínios.A alteração prevê a constituição de um novo sufixo, que agrupe endereços de uso geral. Estes endereços, onde se incluem o .com e o .net, distinguem-se dos que terminam com letras relativas aos países de origem (exemplo: o sufixo .pt identifica os endereços portugueses). O(s) novo(s) domínio(s) de uso geral deve(m) ser inaugurado(s) no início de 2008.
Os últimos domínios de uso geral foram introduzidos em 2000, com a estreia dos sufixos .info e .bizz. Em 2004 foram introduzidos novos endereços, mas de uso específico (.travel e .asia).
O ICANN não adianta pormenores sobre o(s) novo(s) domínio(s) actualmente em preparação.
Este dossiê está a ser analisado pelo comité de especialistas Generic Names Supporting Organization. Terminada esta fase de análise, o ICANN deverá dar início a uma consulta pública no final de 2007, informa a Associated Press.
Independentemente do desfecho, uma coisa é certa: a alteração do DNS não deverá passar sem uma “pitada” de polémica: há quem critique o ICANN por ser lento e nem sempre ser coerente na criação de novos endereços e há também quem receie que o lançamento de novos domínios potencie novas acções de ocupação de endereços da Web (cibersquatting).
A isto há que juntar outra questão não menos sensível: os interesses dos vários países e regiões e eventuais conflitos idiomáticos.